Sou catequista desde 2000 ,minha história começou quando minha filha aos 7 anos questionou que não

27 de dezembro de 2010

1ªEucaristia 12.12.2010

Alegria de ser Criança !!! Amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites.

Ser criança é saber perdoar,

é saber amar,

e não guardar mágoas.

Ser criança é brincar,

correr,

viver feliz.

Ser criança é viver na eternidade,

sonhar sonhos de esperança

para encontrar um mundo melhor!

Quem dera se todos tivessem a alegria de ser criança!!!!!!!

14 de dezembro de 2010

Comprimidos para a fe

Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 25 minutos.

Material: Tres copos com agua. Tres comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)



                                                               Descricao:

1. Colocar tres copos com agua sobre a mesa.

2. Pegar tres comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.

3. Pedir para prestarem atencao e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com agua.

4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem.

5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e coloca-lo dentro do terceiro copo com agua.

6. Pedir que os participantes digam o que observaram.

Conclusao: No primeiro copo e aquela pessoa que nao aceita a religiao, fica de fora de tudo, no segundo e aquele que ate aceita, participa, porem nao se abre fica fechado as verdades da fe e por ultimo, o terceiro copo, e aquele que participa, se abre, se mistura, tem o coracao aberto a Deus, enfim e uma pessoa de fe.
                                                                      boa sorte!!!
                                                                                      
essa dinamica a catequista Dores fez com as crianças no retiro da preparação de 1ªEucaristia.
                                                                                           Márcia.

13 de dezembro de 2010

ENCERRAMENTO DA CATEQUESE! 2010

NOSS0 ENCERRAMENTO FOI MUITO DIVERTIDO!
POIS UMA ABENÇÕADA MÃE PEDIU PARA COMENORAR O ANIVERSARIO DE SEUS FILHOS NO  ENCERRAMENTO,SENDO ASSIM ELA PAGOU TODOAS AS DESPESAS E AINDA CONTRATOU VARIOS BRINQUEDOS ONDE A CRIANÇADA SE DIVERTIU BASTANTE,O COMENTARIO ERA GERAL..."TIA QUE FESTA BOA.."

OBRIGADA A NOSSA QUERIDA MÃE !!OBRIGADA CONCEIÇÃO,VALEU...










7 de dezembro de 2010

ADVENTO! TEMPO DE ESPERA !


A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, acendiam-se algumas velas que representavam o "fogo do deus sol" com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltassem. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para ensinar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:


A forma circular: O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de "elo", de união entre Deus e as pessoas, como uma grande "Aliança".

Os ramos verdes: Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva vinda.

As quatro velas: As quatro velas da coroa simbolizam as quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as velas representando assim a chegada, no meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, que dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

Rito da coroa do Advento

1º DOMINGO DO ADVENTO

Comentarista: (Após o Canto de Entrada, depois de o sacerdote acolher a comunidade e antes do Ato Penitencial. OBSERVAÇÃO: A coroa já deve estar no Presbitério, ou se não houver lugar nele, em lugar de destaque, mas nunca em frente ao altar)

Encontramos, hoje, no presbitério, a Coroa do Advento. Hoje começamos a preparação da nossa comunidade e do nosso coração para acolher Jesus Menino, sinal de nossa grande esperança.

A coroa do Advento é a expressão visual da esperança. O verde simboliza a esperança do povo no Rei que vem. Esperança de que ele seja diferente dos demais, que oprimem, escravizam e dominam. Esperança de um libertador que caminha com seu povo. As fitas vermelhas lembram o amor de Deus por seus filhos e filhas. Os cristãos, preparando-se para sua festa de luz e de vida, a natividade do Salvador, e passaram a acrescentar uma luz a cada domingo do tempo cristão do Advento. Essas luzes relembram a escuridão do mundo pecador antes do Salvador, a promessa da Salvação, a preparação para o Messias pelos profetas e, finalmente, a Virgem que deu à luz a um filho chamado Emanuel: Deus Conosco.

A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade. Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna

Sabendo que as quatro velas representam os principais personagens lembrados no Advento, queremos cantar com a entrada da primeira vela (Entra a vela roxa), lembrando o profeta Isaías, que profetizou a justiça, para que esta profecia aconteça em nossos dias.
Bênção da Coroa

Cel.: A nossa proteção está no Nome do Senhor.

Todos: Que fez o céu e a terra.

Cel.: Oremos: Ó Pai, em quem todas as coisas são santificadas, abençoai esta coroa e concedei a nós que usamos seu símbolo a graça de preparar nossos corações para o Advento do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

(O celebrante asperge, então, a coroa com água benta). Segue-se o Ato Penitencial.

2º DOMINGO DO ADVENTO

Comentarista: Mais uma vez, nós nos encontramos diante da Coroa do Advento para recordar o significado deste tempo litúrgico.

Estamos nos preparando para celebrar a festa de luz e de vida: o Nascimento do Salvador! Acrescentamos uma luz a cada domingo deste tempo para que relembremos a escuridão do mundo pecador antes do Salvador, a promessa da salvação, a preparação para a vinda do Salvador e o nascimento do Emanuel, Deus Conosco. A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade. Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna.

Portanto, preparemo-nos e estejamos vigilantes para receber o Senhor que nos virá. Roguemos de modo especial a Nossa Senhora, para que a Mãe de todos os homens nos ajude a nos preparar para a vinda do seu Filho que vem!

(Entra a vela verde ou azul) - Lembrando João Batista, acolhemos a segunda vela, que simboliza o pedido de conversão, e pedimos que haja em todos nós um forte desejo de preparar os caminhos do Senhor.
Cel.: (Após acender a vela, faz-se a seguinte oração) Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do Vosso Filho. Por intercessão da Vossa Mãe Santíssima, a Imaculada Virgem Maria, protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

(Segue-se o Ato Penitencial)

3º DOMINGO DO ADVENTO

Comentarista: Celebremos mais uma vez o rito da Coroa do Advento e acendamos mais uma das suas velas. Assim, reconhecemos que o Senhor está próximo de nós. Recordemos que a luz destas velas deve espantar as trevas do pecado em nossas vidas e levar-nos a uma conversão sincera e total.

(Entra a vela rosa) - Na terceira vela, pensamos em Maria, a Estrela da Manhã, que anuncia a vinda do Sol da justiça. Para que tenhamos sempre confiança na construção de uma nova sociedade, cantemos

Cel.: (Após acender a vela, faz-se a seguinte oração) Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

(Segue-se o Ato Penitencial)

4º DOMINGO DO ADVENTO

Comentarista: Pela última vez, antes de mais um Natal, celebramos o rito da coroa do Advento, que representa a expectativa que a humanidade vive: esperar o Salvador.

Jesus está a caminho de nossa casa. Mas ele é criança e não viaja sozinho. Ele chegará no colo de sua Mãe. Hoje, Nossa Senhora continua indo de casa em casa para oferecer a todos, o presente da vida e da esperança, que é o seu Filho, Jesus Cristo. Olhe para ela e você ficará sabendo como é que se cumpre a vontade do Pai, como é que se recebe o Cristo, como é que nós nos devemos colocar a serviço dos irmãos. Nem eu, nem você merecemos tanta graça. Mas ela virá, e não virá sozinha, porque esta é a missão que o Pai lhe confiou: trazer o Cristo para a nossa casa.

(Entra a vela branca) - A quarta vela lembra o próprio Messias, o Salvador, que é a luz do mundo. Para que ele continue morando em nosso meio, iluminando nossos caminhos, sobretudo os dos mais necessitados, cantemos:

Cel.: (Após acender a vela, reza-se a seguinte oração ) Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o Advento do vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

(Segue-se o Ato Penitencial)

Fonte: Redação Portal Católico

2 de dezembro de 2010

Coroa do Advento

                                                         Coroa do ADVENTO
A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade. Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna
Sabendo que as quatro velas representam os principais personagens lembrados no Advento, queremos cantar com a entrada da primeira vela
(vela roxa), lembrando o profeta Isaías, que profetizou a justiça, para que esta profecia aconteça em nossos dias.
(vela verde ou azul) - Segunda vela, que simboliza o pedido de conversão, e pedimos que haja em todos nós um forte desejo de preparar os caminhos do Senhor.

(vela rosa) - Na terceira vela, pensamos em Maria, a Estrela da Manhã, que anuncia a vinda do Sol da justiça. Para que tenhamos sempre confiança na construção de uma nova sociedade, cantemos

(vela branca) - A quarta vela lembra o próprio Messias, o Salvador, que é a luz do mundo. Para que ele continue morando em nosso meio, iluminando nossos caminhos, sobretudo os dos mais necessitados.
A coroa do Advento é a expressão visual da esperança.



Aprendendo com o pai

Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar

quanto às pessoas podem ser pobres.

Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.

Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:

- O que achou do que viu?

O filho respondeu:

- Foi muito legal, pai!

- Você viu como as pessoas pobres podem ser?

O pai perguntou.

- Sim." - respondeu o filho.

- E o que você aprendeu ? - o pai perguntou.

- O filho respondeu:

- Eu vi que nós temos um cachorro em casa e eles tem quatro.

- Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim e eles tem um riacho que não tem fim.

- Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz e eles tem as estrelas e a lua.

- Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles tem uma floresta inteira.

Quando o pequeno garoto estava acabando de responder, seu pai ficou espantado.

Seu filho acrescentou:

- Obrigado pai, por me mostrar quanto pobres nós somos!

Não é verdade que tudo depende da maneira como você olha para as coisas?

Se você tem amor, amigos, família, saúde, bom humor e atitudes positivas para com a vida, você tem tudo!

Programaçoa da Paróquia

Reunião de catequista

Atenção catequista




No dia 10/12/2010 teremos nossa ultima reunião deste ano fazendo nosso fechamento e prepararemos o ano de 2011 com separação de turmas. A catequese deste ano vem com algumas exigências de nosso Bispo e preciso passar para todas, entregarei também o nosso calendário, receberemos as novas catequistas e formaremos as turmas. Sua presença será essencial não falte.

A coordenação

1 de dezembro de 2010

Persê!!! E o nome da perseverança em nossa Paroquia!



Monento de oração Persê no santissimo 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Festa na casa da catequista DORES

inscriçoes para catequese

As inscrições começam em Janeiro