Sou catequista desde 2000 ,minha história começou quando minha filha aos 7 anos questionou que não

20 de setembro de 2010

29 DE SETEMBRO SÃO RAFAEI (DEUS CURA)

“ARCANJOS, PARA VÓS


UM CANTO DE VITÓRIA,

PORQUE NO CÉU REINAIS,

IMENSA É A VOSSA GLÓRIA.

CONOSCO, Ó RAFAEL,

À PÁTRIA CAMINHA,

AOS CORPOS DAÍ SAÚDE,

AS MENTES LIBERTAIS”.

(LITURGIA DAS HORAS).

Dentre os anjos que conforme narra a Sagrada Escritura, se revelaram aos homens como mensageiros de Deus e executores dos seus desígnios, destaca-se o glorioso São Rafael.
A sua principal missão no mundo foi a guia dos homens, amparo e defesa contra todos os males corporais e espirituais que lhe possam ameaçar.
Foi com esse objetivo que se apresentou ao jovem Tobias para servir de guia ao país de Medas. Foi, também no meio do caminho que Rafael livrou Tobias das garras do enorme Peixe que surgiu a frente. Quando Tobias foi lava os pés no rio, um grande peixe lançou a cabeça fora da água e ameaçou devorá-lo. Tobias gritou desesperadamente:
-“Senhor, o que é isso que vem contra mim!”.
O Arcanjo lhe disse: ]
“Apanha-o, e arrasta-o para fora”.

Tobias assim cumpriu o que o anjo lhe ordenara. O anjo continuou:
“Estirpa-lhe esse peixe; Porém guarda O fel, porque será empregado como remédio”.

Rafael livrou Sara, filha de Raguel, das artimanhas do inimigo e permitiu o seu casamento com Tobias, filho de seu primo Tobit da tribo de neftali, dos deportados de Nínive.

Tobias na noite de núpcias convidou Sara para orarem juntos, e juntos fizeram a seguinte oração:

“Senhor Deus de nossos pais, bendigam-vos o céu, a terra, o mar, as fontes e os rios, com todas as criaturas que neles existem. Vós fizestes Adão do limo da terra e deste-lhe Eva por companheira.


“Ora, vós sabeis, ó Senhor, que não é para satisfazer a minha paixão que recebo a minha prima como esposa, mas unicamente com o desejo de suscitar uma posteridade, pela qual o vosso nome seja eternamente bendito.” E Sara acrescentou: “Tende piedade de nós, Senhor; Tende piedade de nós e fazei que cheguemos juntos a uma ditosa velhice!”

O velho Tobit, que havia ficado cego, aguardava o retorno de seu filho e sua nora.

Rafael, acompanhava o jovem casal de volta para às terras de Tobias, quando o anjo sugeriu que os dois fossem a frente assim recomendou: “leva contigo o fel do peixe, porque vais precisar dele.” E assim partiram.

Tobias foi advertido pelo anjo e lhe disse que logo que entrasse em sua casa, adoraria o Senhor Deus e a ele renderia graças, e em seguida recomendou que colocasse o fel do peixe sobre os olhos de seu velho pai.

Assim foi feito, e Tobit voltou a enxergar nitidamente e não cessava de louvar e bendizer a Deus.

Pai e filho foram ao encontro de Rafael e querendo retribuir por tantos favores, dele ouviram a seguinte revelação: ]
“Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio a mulher de teu filho, Sara. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete anjos que assistimos na presença do Senhor.” E acrescentou: “A paz esteja com vocês, não temais. É chegada o tempo de voltar para aquele que me enviou. Vós porém, bendize a Deus e anunciai as suas maravilhas”

Na basílica velha de Aparecida, aos pés de Nossa Senhora, assiste o Arcanjo Rafael, como primeiro Ministro de seu Reino.

Peçamos ao arcanjo Rafael pelo futuro do Brasil, e que diante do trono de Deus ele interceda pelo povo brasileiro, principalmente na escolha de seus governantes.

“São Rafael, príncipe arcanjo do Senhor, que prendestes e algemastes o demônio que atormentava Sara, defendei-nos de todos os males, do corpo e da alma, pois grande é o nosso Deus e grande é o seu Poder

Reflitamos um pouco mais sobre a forma de como cada um participa da Missa lendo a seguinte história:

Numa certa cidade, uma bela catedral estava sendo construída. Ela era inteiramente feita de pedras, e centenas de operários moviam-se por todos os lados para levantá-la. Um dia, um visitante ilustre passou para visitar a grande construção. O visitante observou como aqueles trabalhadores passavam, um após o outro, carregando pesadas pedras, e resolveu entrevistar três deles. A pergunta foi a mesma para todos.

O que você está fazendo?

- Carregando pedras, disse o primeiro.

- Defendendo meu pão, respondeu o segundo.

Mas o terceiro respondeu:

- Estou construindo uma catedral, onde muitos louvarão a Deus, e onde meus filhos aprenderão o caminho do céu.

Essa história relata que apesar de todos estarem realizando a mesma tarefa, a maneira de cada um realizar é diferente. Assim igualmente acontece com a Missa. Ela é a mesma para todos, contudo a maneira de participar é diferente, dependendo da e do interesse de cada um:

• Existem os que vão para cumprir um preceito;

• Há os que vão à Missa para fazer seus pedidos e orações;

• E há aqueles que vão à Missa para louvar a Deus em comunhão com seus irmãos.

É você como está indo a MISSA?