Sou catequista desde 2000 ,minha história começou quando minha filha aos 7 anos questionou que não

5 de novembro de 2013

Como vamos fazer para nossos catequizando voltarem em 2014?

O catequista é muito mais que uma simples pessoa que faz a abertura e encerramento da catequese é designado (a) pela Igreja para administrar a catequese com competência e seriedade, visando a edificação e a maturidade do corpo de Cristo.
O catequista deve ser alguém verdadeiramente compromissado com Deus e a igreja. Deve ser exemplo dos fiéis,uma pessoa qualificada . Deve ser assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres, irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade de vida. Qualidades que devem acompanhar, no mínimo, todo aquele que recebeu a graça .

O catequista deve ser uma pessoa preparada. Não precisa necessariamente ser um esperto em educação cristã, mas precisa ter noção do que ela significa e representa. é a qualidade do bom ensino da catequese. Pensando nisso, um experiente coordenador perguntou a outro: “Os seus catequistas ensinam com qualidade? Ou estão se repetindo diante dos catequizando? Preparam devidamente os temas, ou já se acostumaram aos improvisos?”. E continua: “Que os seus catequistas não se contentem com o preparo já conseguido. Incentive-os a ler, a estudar, a pesquisar, a descobrir novas metodologias, a se tornarem especialistas não apenas no currículo e nos temas a serem dados, como também na pedagogia e na didática”.

Como eu disse; o catequista não precisa ser um especialista, mas é necessário que tenha algum conhecimento pedagógico. Se já tiver experiência como professor, melhor ainda.
Some-se a isto a visão do coordenador.O que é ideal, ele não apenas saberá conduzir a Igreja bem, no sentido de unidade de propósitos, mas também zelará pelo aperfeiçoamento de seus catequistas. Promoverá encontros, formações e uma série de eventos que ajudarão na formação e reciclagem dos catequistas.
O coordenador  que, em comum acordo com o Sacerdote, melhorará toda a catequese quando melhorar seus catequistas. Quando se investe na catequese todo mundo sai ganhando.
Finalmente, mas não menos importante, o coordenador precisa ser dinâmico a fim de dinamizar sua catequese. Para isso precisa se atualizar e se inteirar do trabalho de outros coordenadores. Deve ser uma pessoa inovadora, com idéias saudáveis que revigoram a catequese. Eu acredito na catequese porque é uma bênção de Deus e por isso dá certo. Entretanto, a catequese precisa passar por um processo constante de revitalização.
 catequistas: torne a sua catequese dinâmica, criativa, bíblica e funcional. Algo que dá gosto de se ver e participar. Promova, juntamente com outras catequistas, o vigor e a saúde da catequese através da motivação de seus catequizando. Evite a rotina, a monotonia e aquela mesmice insuportável. Os encontros de catequese devem ser prazerosas. Da criança ao adulto que levantam cedo para ir à Igreja, a catequese deve ser algo que valha a pena por causa do conteúdo e didática do ensino e (por que não?) por causa do agradável local dos Encontros. Olhe com carinho para tudo isso e Deus, com certeza, o recompensará.
Estamos chegando ao final de mais um ano,vamos fazer algo para nossos catequizando querem voltar no próximo ano.Mãos a obra FORMIGUINHAS DE JESUS.....bjos amo vcs!