18 de setembro de 2015

Assembléia Arquidiocesana - Niterói - RJ

"A catequese de iniciação, sendo orgânica e sistemática, não se reduz ao meramente circunstancial ou ocasional; sendo formação para a vida cristã, supera — incluindo-o — o mero ensino; e sendo essencial, visa àquilo que é 'comum' para o cristão, sem entrar em questões disputadas, nem transformar-se em pesquisa teológica. Enfim, sendo iniciação, incorpora na comunidade que vive, celebra e testemunha a fé".
Diretório Geral para a Catequese, 68.

1. Objetivos

* Traçar um grande diagnóstico da realidade da Iniciação à Vida Cristã nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Niterói;
Incentivar as comunidades paroquiais a fazerem uma reflexão suas práticas em relação ao processo de iniciação;
 * Fortalecer os diversos segmentos da iniciação existentes na paróquia em torno de uma pastoral de conjunto;
* Divulgar o Diretório para a Iniciação à Vida Cristã e sua devida aplicação nas paróquias;
À luz das diretrizes da Igreja, avaliar as luzes e trevas neste caminho;
* Elaborar ações que façam avançar a catequese de iniciação na arquidiocese.


2. Metodologia

Este planejamento da ação pastoral da Iniciação Cristã envolve 4 passos consecutivos baseados na tradicional metodologia da Igreja: ver, julgar, agir e celebrar. Os passos estão descritos a seguir.

1º passo: PREPARAÇÃO

Inicialmente, a Comissão Arquidiocesana fará o planejamento inicial das assembleias e preparará os subsídios que orientarão as atividades nas paróquias. Trata-se de um importante momento de estudo, reflexão e discussão das diretrizes da Igreja sobre a Iniciação à Vida Cristã .

2º passo: LEVANTAMENTO DA REALIDADE DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ NA ARQUIDIOCESE (VER) E REFLEXÃO A PARTIR DO DIRETÓRIO ARQUIDIOCESANO DA INICIAÇÃO CRISTÃ (JULGAR)

Como as paróquias possuem diferentes realidades, as formas que toma a iniciação cristã nas comunidades são igualmente diversas. Para que tenhamos um diagnóstico desta realidade, antes da Assembleia Arquidiocesana prevê-se a realização de Assembleias Paroquiais da Iniciação Cristã, que terão como finalidade lançar um olhar profundo e atento sobre a realidade da iniciação na paróquia, encontrando os avanços já construídos e identificando os pontos em que ainda precisamos avançar. As Assembleias Paroquiais da Iniciação Cristã se constituirão em um frutuoso espaço de encontro dos catequistas com o seu pároco, para juntos, (re)pensarem e (re)construírem a catequese de iniciação nas suas realidade.  O quadro a seguir traz a estrutura de organização de uma Assembleia Paroquial da Iniciação Cristã.

4º passo: PREPARAÇÃO DA ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

Essa fase contempla o processamento dos questionários preenchidos e na preparação das bases para a Assembleia Arquidiocesana de Iniciação à Vidã Cristã.

5º passo: ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (AGIR)

A realização da Assembleia Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã está programada para o dia 17 de outubro de 2015. A ser realizado no colégio salesiano -piratininga
rua  Dr. Cornélio de Melo Junior - 117 este e o endereço  e local da assembleia arquidiocesana da iniciação a vida cristã;
serão discutidos os rumos da Iniciação Cristã na arquidiocese para o próximo triênio (2016-2019).

6º passo: DEPOIS DA ASSEMBLEIA
No fim da assembleia arquidiocesana, cada grupo, através de seu relator, deverá apresentar os resultados das discussões que serão organizados pela Comissão Arquidiocesana, que os conformará em torno de um Plano Pastoral para a Iniciação à Vida Cristã (2016-2019).



3. Cronograma

13/04/2015 - Data limite para envio do material de orientação para a realização das assembleias paroquiais

Maio e junho - Organização e realização das assembleias paroquiais

15/07/2015 - Data limite para retorno dos resultados

Julho e agosto - Análise dos textos e questionários pela CAIVIC

Agosto e setembro - Preparação da Assembleia Arquidiocesana

17/10/2015 - Realização da Assembleia Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã

Outubro e novembro de 2015 - Organização e elaboração do texto do Plano de Pastoral da Iniciação à Vida Cristã (2016-2019)

Dezembro de 2015 - Publicação do Plano de Pastoral

Janeiro e fevereiro de 2016 - Divulgação nas paróquias



4. Materiais necessários

Texto base para serem completados nas assembleias paroquiais;

Questionário sobre a situação da Iniciação nas paróquias;

Cartas aos párocos;

Cartilha de orientação sobre a realização da Assembleia Paroquial, contemplando roteiro e orações;

Fichas de inscrição para a Assembleia Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã.