21 de fevereiro de 2014

Encontro 2 Campanha da Fraternidade

Encontro 2 

Campanha da Fraternidade: E para liberdade que Cristo nos libertou Gl 5,1

O que e mesmo liberdade?
Como se garante?
Liberdade e um conceito básico .Aparecem como destaque no nosso lema da campanha  da fraternidade,`E para liberdade que Cristo nos libertou Gl 5,1`.Mas há quem pense que liberdade e fazer o que quiser,sem perceber o quanto esta sendo dominado por seduções externas ou por sua própria acomodação.Fazer escolhas e fundamental para o ser humano.O próprio Deus,ao nos dar livre arbítrio,nos fez diferentes de um robô muito avançado.No caso de trafico de pessoas ,a falta de liberdade começa com  a falta de recursos para viver.Nossas crianças muitas vezes pensam que estão sendo livres na verdade estão sendo dominadas pela propaganda,pelas redes sociais ,pela pressão do grupo na escola.Liberdade sem responsabilidade e perigosa que acaba prejudicando a todos.Na realidade atual,vamos nos preparar para vivermos a liberdade : com amor ao próximo, com  responsabilidade,com justiça,com sabedoria e caridade essa tarefa deve ser permanente.
Em uma carta escrita por Paulo vamos abrir em nossa bíblia a (Gl 5,22-23) .Paulo escreve a uma comunidade que precisava saber de regulamentos para cumprir e seguir Jesus.Ai ele fala da liberdade diante de certos costumes mas diz que essa liberdade não deve ser usada para fazer o que e errado,deve ser uma liberdade vivida com amor,alegria,paz,paciência,amabilidade,bondade,lealdade,mansidão e domínio próprio.
Vamos pensar em exemplos que mostrem a liberdade sendo vivida desse jeito e complete o quadro abaixo:
LIBERDADE E PARA SER VIVIDA...

COM AMOR:
EM PAZ:
COM PACIENCIA:
COM AMABILIDADE:
COM BONDADE:
COM LEADADE:
COM MANSIDÃO:
COM DONIMIO PROPRIO:
COM OS AMIGOS:





FAÇA UM CORAÇÃO NO QUE NOS FAZ LIVRES
PINTE COISAS QUE APRISIONAM E FAZEM O SER HUMANO PERDER SUA LIBERDADE 
  DROGAS4.jpgDROGAS4.jpgDROGAS4.jpgDINHEIRO.jpg
                        DROGAS7.jpg                             DROGAS5.jpg

SE FORMOS INTELIGENTES ,FAREMOS O QUE Deus pede porque ,como um bom Pai,tudo que Ele nos manda fazer e para o nosso bem vamos observar os mandamentos da lei de Deus e conserva-lo em nossos coraçoes Deus disse como resumo de sua lei .(Mc 12,31 ).”Amaras teu proximo como a ti mesmo! Jesus diz:o que desejais que os outros vos faça,fazei-o,vos tambem,a eles”(Mt 7,12)

TERMINE COM A ORAÇÃO DA CAMPANHA :


                                                                                                                Encontro 3

Campanha da Fraternidade: E para liberdade que Cristo nos libertou Gl 5,1

Como tratamos o trabalho humano?
O trabalho não e apenas um meio de ganhar dinheiro, embora deva ser remunerado de maneira justa. Num mundo ainda cheio de preconceitos e desvalorização de pessoas, crianças e jovens precisam desenvolver uma espiritualidade de RESPEITO, e de GRATIDÃO aos trabalhadores. Precisam também se preparar  para um dia exercer  um trabalho produtivo,capaz de contribuir honestamente e generosamente com a comunidade.
Há muitos jovens crescendo de modo irresponsável, achando que o melhor e não se preparar para o trabalho e simplesmente continuar sendo sustentado pelos outros. Enquanto isso outros jovens são privados de da oportunidade de estudar e desenvolver habilidades e conhecimentos que vão ser importante para conseguir um meio de vida adequado. Há também profissões honestas que são desvalorizadas. E importante que percebam que se todos tiverem justas oportunidades de trabalho honesto, o trafico de pessoas perde a força.
Vejamos com os trabalhadores que conhecemos e com crianças e jovens que ainda não trabalham se sabem valorizar o trabalho dos profissionais. Olhemos a nossa própria vida,a vida de nossos pais , parentes e amigos e complete os quadros abaixo:
PARA UM HOSPITAL PRECISAMOS DO TRABALHO DE:
PARA O NOSSO TRANSPORTE PRECISAMOS DO TRABALHO DE:
PARA A ESCOLA PRECISAMOS DO TRABALHO DE:





PARA IR AO CINEMA PRECISAMOS DO TRABALHO DE:
PARA TOMAR BANHO PRECISAMOS DO TRABALHO DE:
PARA TER NOSSAS ROUPAS PRECISAMO DO TRABALHO DE:






UM DIA QUERO TRABALHAR COMO
PARA ME PREPARAR VOU PRECISAR DE
ESPERO QUE O MEU TRABALHO SEJA ÚTIL PARA