Sou catequista desde 2000 ,minha história começou quando minha filha aos 7 anos questionou que não

10 de novembro de 2014

MINISTÉRIO DO INTRODUTOR DO CATECUMENATO

FORMAÇÃO DE INTRODUTORES DO VICARIATO LAGOS EM           
BACAXA - RJ..

Quem é o introdutor?
Semeador que prepara o terreno para que a fé possa florescer e dar frutos.
= Anuncia o querigma, com seus principais conteúdos
O introdutor é o evangelizador que encaminha aqueles que querem se preparar para receber os Sacramentos da Iniciação Cristã. (IVIC)
O introdutor atua na fase do PRÉ-CATECUMENATO.   Amigo de caminhada que ajuda o simpatizante a abrir o coração ao amor e à graça de Deus!
Porque a Igreja precisa formar cristãos verdadeiramente convertidos, que testemunhem no dia-a-dia a sua fé
Como continuar concedendo os Sacramentos àqueles que, apesar do ‘curso’, não demonstram mudança de vida e de mentalidade, enfim, não alcançaram a maturidade na fé?”
E nós, como cristão e introdutor, buscamos a conversão diária e
 um amor sempre maior a Deus e ao próximo???
Em todas as pastorais, associações e movimentos. Em especial, naqueles que recebem pessoas ainda não evangelizadas, devem  haver introdutores.
É significativo que a Iniciação cristã seja uma espécie de catalizadora da Pastoral de Conjunto, já que o Batismo é a fonte de toda vida e missão cristãs.
Um INTRODUTOR se caracteriza
  1.  Por ser uma pessoa de fé bastante firme, reconhecida por toda a comunidade              
  2.  Que já tenha recebido os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma,
  3. Um INTRODUTOR se caracteriza por ser um participante ativo na vida da comunidade,
  4. Por ser constante  na vida litúrgica e assíduo à confissão sacramental e à comunhão eucarística
  5. Um INTRODUTOR se caracteriza
  6. Por ser uma pessoa orante,     
  7. (6) atenta à Palavra de Deus e ao que esta Palavra nos comunica nos fatos da vida cotidiana, atenta à mensagem de Deus a si mesmo e aos irmãos,    
  8. Por ser fiel ao Magistério da Igreja com seus ensinamentos e dogmas, e não aos seus “achismos”
  9. Que respeite as pessoas, independentemente da origem ou posição religiosa.
  10. Por ser uma pessoa amiga dos irmãos e irmãs; que não seja dada a fofocas e inimizades;
  11. Por ser solidário com os mais necessitados, pobres, doentes, enfim, com todos que procuram ao Cristo.
  12. Por ser aberto à religiosidade popular,
  13. E simples no relacionamento pessoal. 
O INTRODUTOR NÃO É...

Ministro do acolhimento
catequista
psicólogo

É o amigo que, partilhando sua própria experiência, vai ajudar o candidato a caminhar na fé e a firmar uma relação pessoal com Deus e com a comunidade
O introdutor precisa estar pronto para se deparar com as seguintes situações delicadas:
Abertura ao diálogo ecumênico e interreligioso: saber lidar, com respeito, com os advindos de outras práticas religiosas.
Estar pronto para tirar as dúvidas e avaliar constantemente, se a pessoa já está deixando aos poucos suas antigas crenças.
Esclarecer sobre as possíveis dificuldades ou impedimentos para que o adulto possa prosseguir, especialmente, na questão conjugal.
O Espírito Santo nos iluminará nesta missão!

26 de outubro de 2014

Se eu fosse um elefante...VAMOS FAZER ESTA DANÇA NO JUBILEU?

23 de agosto de 2014

FfELIZ DIA DOS CATEQUISTAS



Material necessário: Se houver equipamentos apropriados (como telão, datashow e computador), poderá usar o vídeo que está nesta postagem, caso não tenha esses equipamentos, bastará uma gravação, cd ou fita cassete, com essa música gravada e um aparelho que possa tocá-la.
Aplicação: Primeiro os catequizandos são convidados a ouvir a música e/ou ver o vídeo duas vezes. Na primeira vez não diga nada antes, apenas faça o convite para ouvirem e se deixarem embalar por ela. Depois, antes de começar novamente, peça a eles que prestem atenção à letra da música e anotem as frases que mais tocam o coração de cada um.
Depois das duas audições, peça que cada um diga os trechos que mais gostaram e o que esses trechos estão dizendo e porque eles se sentiram tocados por eles.
Depois lance algumas perguntas para que debatam entre eles.  Pergunte a eles quais são as expressões concretas de amor verdadeiro; qual a relação entre a prática desse amor na vivência cotidiana, na escola, na família, entre os amigos e colegas. Quais as possibilidades que a prática desse amor traz para a transformação da comunidade e da sociedade?
Para encerrar o debate eles deverão compor uma pequena oração se comprometendo buscar sempre viver esse amor no seu dia a dia.


28 de abril de 2014

Comemorando a Ressurreição de nosso Senhor JESUS com muita alegria




                                                                  Catequista Beth
                                                              Catequista Marlene

21 de fevereiro de 2014

Encontro 2 Campanha da Fraternidade

Encontro 2 

Campanha da Fraternidade: E para liberdade que Cristo nos libertou Gl 5,1

O que e mesmo liberdade?
Como se garante?
Liberdade e um conceito básico .Aparecem como destaque no nosso lema da campanha  da fraternidade,`E para liberdade que Cristo nos libertou Gl 5,1`.Mas há quem pense que liberdade e fazer o que quiser,sem perceber o quanto esta sendo dominado por seduções externas ou por sua própria acomodação.Fazer escolhas e fundamental para o ser humano.O próprio Deus,ao nos dar livre arbítrio,nos fez diferentes de um robô muito avançado.No caso de trafico de pessoas ,a falta de liberdade começa com  a falta de recursos para viver.Nossas crianças muitas vezes pensam que estão sendo livres na verdade estão sendo dominadas pela propaganda,pelas redes sociais ,pela pressão do grupo na escola.Liberdade sem responsabilidade e perigosa que acaba prejudicando a todos.Na realidade atual,vamos nos preparar para vivermos a liberdade : com amor ao próximo, com  responsabilidade,com justiça,com sabedoria e caridade essa tarefa deve ser permanente.
Em uma carta escrita por Paulo vamos abrir em nossa bíblia a (Gl 5,22-23) .Paulo escreve a uma comunidade que precisava saber de regulamentos para cumprir e seguir Jesus.Ai ele fala da liberdade diante de certos costumes mas diz que essa liberdade não deve ser usada para fazer o que e errado,deve ser uma liberdade vivida com amor,alegria,paz,paciência,amabilidade,bondade,lealdade,mansidão e domínio próprio.
Vamos pensar em exemplos que mostrem a liberdade sendo vivida desse jeito e complete o quadro abaixo:
LIBERDADE E PARA SER VIVIDA...

COM AMOR:
EM PAZ:
COM PACIENCIA:
COM AMABILIDADE:
COM BONDADE:
COM LEADADE:
COM MANSIDÃO:
COM DONIMIO PROPRIO:
COM OS AMIGOS:





FAÇA UM CORAÇÃO NO QUE NOS FAZ LIVRES
PINTE COISAS QUE APRISIONAM E FAZEM O SER HUMANO PERDER SUA LIBERDADE 
  DROGAS4.jpgDROGAS4.jpgDROGAS4.jpgDINHEIRO.jpg
                        DROGAS7.jpg                             DROGAS5.jpg

SE FORMOS INTELIGENTES ,FAREMOS O QUE Deus pede porque ,como um bom Pai,tudo que Ele nos manda fazer e para o nosso bem vamos observar os mandamentos da lei de Deus e conserva-lo em nossos coraçoes Deus disse como resumo de sua lei .(Mc 12,31 ).”Amaras teu proximo como a ti mesmo! Jesus diz:o que desejais que os outros vos faça,fazei-o,vos tambem,a eles”(Mt 7,12)

TERMINE COM A ORAÇÃO DA CAMPANHA :


                                                                                                                Encontro 3

Campanha da Fraternidade: E para liberdade que Cristo nos libertou Gl 5,1

Como tratamos o trabalho humano?
O trabalho não e apenas um meio de ganhar dinheiro, embora deva ser remunerado de maneira justa. Num mundo ainda cheio de preconceitos e desvalorização de pessoas, crianças e jovens precisam desenvolver uma espiritualidade de RESPEITO, e de GRATIDÃO aos trabalhadores. Precisam também se preparar  para um dia exercer  um trabalho produtivo,capaz de contribuir honestamente e generosamente com a comunidade.
Há muitos jovens crescendo de modo irresponsável, achando que o melhor e não se preparar para o trabalho e simplesmente continuar sendo sustentado pelos outros. Enquanto isso outros jovens são privados de da oportunidade de estudar e desenvolver habilidades e conhecimentos que vão ser importante para conseguir um meio de vida adequado. Há também profissões honestas que são desvalorizadas. E importante que percebam que se todos tiverem justas oportunidades de trabalho honesto, o trafico de pessoas perde a força.
Vejamos com os trabalhadores que conhecemos e com crianças e jovens que ainda não trabalham se sabem valorizar o trabalho dos profissionais. Olhemos a nossa própria vida,a vida de nossos pais , parentes e amigos e complete os quadros abaixo:
PARA UM HOSPITAL PRECISAMOS DO TRABALHO DE:
PARA O NOSSO TRANSPORTE PRECISAMOS DO TRABALHO DE:
PARA A ESCOLA PRECISAMOS DO TRABALHO DE:





PARA IR AO CINEMA PRECISAMOS DO TRABALHO DE:
PARA TOMAR BANHO PRECISAMOS DO TRABALHO DE:
PARA TER NOSSAS ROUPAS PRECISAMO DO TRABALHO DE:






UM DIA QUERO TRABALHAR COMO
PARA ME PREPARAR VOU PRECISAR DE
ESPERO QUE O MEU TRABALHO SEJA ÚTIL PARA









Encontro 1 – Campanha da Fraternidade

Encontro 1 

Campanha da Fraternidade: E para liberdade que Cristo nos libertou Gl 5,1

O valor de todo ser Humano

Crianças precisamos conhecer nosso próprio valor como obras especiais dentro da criação de Deus.E a partir dessa valorização que irão compreender o valor do outro ,e qualquer que seja sua condição.Quem não valoriza o ser humano esta desvalorizando a Deus que criou a todos nos; com capacidade de amar e de ser amados, de criar,de transformar a vida.por traz do trafico de pessoas (para trabalho escravo,adoções ilegais,exploração sexual,comercio de órgão..)esta colocando o dinheiro e os bens materiais como valor supremo .
Todos os dias veem anúncios que mostram como e o nosso sistema de compra e venda .Porque algumas coisas são mais caras do que as outras?Devemos comprar tudo que desejamos?Exigimos dos pais tudo o que nossos colegas estiverem usando .sem perceber o sacrifício que nossos pais fazem .
Vamos refletir e responder:
1) O que e mais valioso para nos: um presente caro ou a alegria de estarmos sendo os melhores amigos dos nossos pais e de todos que cuida de nos?________________________________
2) O que vale mais pinte de vermelho o que vale menos pinte de azul
 Amizade
Ajuda dos amigos
Brinquedo novo
  Família
Descoberta de nossas qualidades.
uma  roupa da moda

3) Vamos nos dividir em 3 grupos e juntos vamos
A)um dialogo em grupo vamos conversar com amigos do grupo e escrever abaixo:
Pessoas que são mais amadas em minha vida.________________________________________
Pessoas que considero muito importante.___________________________________________
Pessoas em quem confio nas horas difíceis._________________________________________
Pessoas que quero que estejam ao meu lado toda a minha vida.________________________
Pessoas que ajudo.____________________________________________________________



B) recortar de revistas e jornais o que pede cada coluna :
Coisas baratas
Coisas mais caras
Coisas que não tem preço e são valiosas



Façam no coração  uma Oração para terminar.








                                                                                        

Campanha da Fraternidade 2014

 CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Tema: “Fraternidade e Tráfico Humano”

Lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

Em 2014, a Campanha da Fraternidade terá como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano”, 
cujo lema será: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
A escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.
A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo como site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes
 Todos os anos a Campanha da Fraternidade traz temas que merecem serem discutidos e afetam a população em geral. Já há alguns anos a Campanha é aberta a participação de todas as religiões cristãs, com isso sua abrangência fica muito maior.
A campanha, 2014, escolheu o lema: ___________________________________________. Esse assunto é de interesse de todos os brasileiros.
A Campanha da Fraternidade de 2014 é um evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A exemplo das campanhas anteriores, o evento terá início na quarta-feira de cinzas e se estenderá por todo o período da quaresma.

                                                       ATIVIDADE

Vamos formar grupos e responder depois vamos fazer um cartaz com o tema procurando em revista sobre o assunto.

Qual o tema da campanha da fraternidade deste ano?_____________________________
Qual o Lema da Campanha ?________________________________________________
O que o tema nos propõe ? _________________________________________________
Quando inicia a campanha da fraternidade?__________(Pascoa,quaresma,quarta feira de cinzas,domingo)
Durante qual tempo ela e feita?____________________(Pascoa,quaresma,quarta feira de cinzas,domingo)

 termine com a oração da campanha da fraternidade deste ano.






18 de fevereiro de 2014

8 de fevereiro de 2014

Fantoche de EVA e CDs

Tia Paula: Fantoche de EVA e CDs: Usando a criatividade, EVA e CDs você pode criar fantoches ou porta CDs divertidos, confira: Fonte: Revista do Professor Sassá Ano II, N...