Sou catequista desde 2000 ,minha história começou quando minha filha aos 7 anos questionou que não

14 de agosto de 2018

Que gosto tem Jesus...?

Está foi uma pergunta feita por um Catequizando meu ,fiquei pensando ....que gosto tem o meu Jesus ?
Então fiz uma dinâmica com eles foi assim :
Dividi em 4 encontros .
O primeiro eu Levei alguns bombons coloquei em cima da mesa arrumei a mesa com a vela a cruz a Bíblia e às trufas de chocolates em volta.( As trufas era para dar o sentido do desejo de olhar e desejar) quis mostrar para eles que devemos desejar a Eucaristia devemos querer participar receber ter com a gente a Eucaristia.
Coloquei e segui meu encontro normalmente, acendemos a vela fizemos a oração lemos a bíblia LC 22,14. Partilhamos um pouco a palavra e em seguida
fiz uma pergunta para eles.
- Quem realmente desejava ardentemente cear com Jesus ?  Coloquei para eles que para receber Jesus Eucarístico, nós precisamos ter um um compromisso, e perguntei quais eram os compromissos que nós devemos ter para seguir Jesus aguardei as respostas,
então fiz com eles e um compromisso.
e logo em seguida após deles fazerem ao compromisso eu perguntei se eles desejavam receber um bombom aí todos responderam sim Tia aí eu coloquei para eles é assim que a gente deve participar a gente deve desejar a gente deve querer agora vamos ver o sabor de Jesus uma criança até me disse que a mãe dela havia dito que o que a hóstia tinha gosto de trigo Yago e eu disse para ela que não a hóstia Jesus tem um gosto do nosso coração então eu peguei o bombom e dei a cada um eles fizeram uma oraçãozinha e saborear um bom bom quando eles comeram bombom e flores que gosto tem o bombom aí eles começaram a descrever que gosto tinha um bombom Pois então é assim para mim ele tem um gosto para vocês ele tem outro para cada um de nós ele vai ter um gosto mas Jesus é um só e ele é doce e agradável é gostoso é prazeroso a gente receber Jesus e assim que eu quero que vocês Olhe que vocês vejam para poder a gente receber Jesus com alegria desejo com vontade e foi bem legal ao encontro as crianças gostaram bastante e já me perguntaram tia semana que vem o que vamos ter para a gente saborear Jesus aí eu vou já estou pensando em outra coisa. terminamos o encontro fazendo um coraçãozinho de papel e no coraçãozinho fazendo uma ação de graça agradecendo por participar ardentemente da ceia do senhor e pelo senhor ser doce em nossas vidas Alegre e que a gente tem algum compromisso de participar da missa com amor e carinho para receber Jesus com muita dedicação com muita fé.

Esqueci de tirar fotos

Varal da família na catequese

O ambiente deve ser acolhedor, com cartazes e imagens sobre a Família.

É importante também pensar na acolhida, nas lembranças, em receber bem aqueles que participarem. 


Sabemos que a participação da família é difícil na catequese. 
Esta é uma caminhada que temos feito com pouca ajuda por parte dos responsáveis, mas o importante é persistir sempre.

O programação foi a seguinte:

8:30 acolhida no pátio e varal de fotos

8:40 oração inicial (eu )

Leitura Bíblica Galatas 6,7s, uma breve reflexão

9:00 apresentação das crianças

9:40 palestra e do padre Nelson 

"Família Trinitária" 

10:30 terminamos com uma benção (especial) 

10:40 lanche partilhado

13 de agosto de 2018

ADORAR A DEUS

BIBLICA: Salmos 103 e 104

Versículo para Memorizar: “Bendize ó minha alma ao Senhor, e TUDO o que há em mim bendiga o seu Santo Nome.” - Salmos 104:33

Cântico: (Sugestão) – 

O que vieste fazer aqui, eu vim adorar a Deus. (BIS)

Eu vim adorar, eu vim adorar, eu vim adorar a Deus. (BIS)

Desenvolvimento do encontro

Hoje quero falar a vocês sobre adoração, vocês sabem o que significa ADORAR? (espere para ouvir as respostas)....Sabe crianças, adorar significa render-se, entregar-se de coração. Vocês sabem a quem devemos adorar? (ouça as crianças respostas) isto, somente a Deus devemos adorar.

Devemos adorar a Deus não pelo o que Ele faz, e não é porque todos os dias Ele nos dá vida, saúde, paz, alegria, família, brinquedos... Não, devemos louvá-lo porque Ele é Deus, porque Ele é o Senhor de nossas vidas.

A Bíblia nos fala sobre um rapazinho chamado Davi, diz que ele cuidava das ovelhas de seu pai, e enquanto ele guiava aquelas ovelhas pelos campos ele via a grandeza do Céu, o Infinito e sabia que havia um Deus poderoso que havia criado todas as coisas e começou a tocar sua harpa e louvar a este Deus. Um dia, Davi tornou-se rei de Israel, o maior de todos de um país, como um presidente da republica, mas saiba crianças ele não se esqueceu de como adorar a Deus, e na Bíblia encontramos o Livro de Salmos, que são louvores a Deus e a maioria destes cânticos foi escrito por Davi.
Vocês acham que Davi era uma pessoa ocupada??? (ouça as crianças) Sim, ele era rei, comandava milhares de pessoas, mas ele sempre encontrava um tempo para adorar a Deus.
No Livro de Salmos Davi diz o quanto Deus é maravilhoso, o quanto ele é bom e perdoador, ele o exalta com seu corpo e com sua mente.

Você pode adorar a Deus:

1) Agradecendo a Deus por ter enviado seu Filho Jesus Cristo, porque Cristo morreu por nós e o Seu sangue nos purifica de todo pecado;

2) Através de um louvor, um louvor que engrandeça a Deus, é a sua expressão de gratidão, sua voz entoa e o Senhor recebe;

3) Sozinho ou acompanhado – isto no seu quarto, no seu banho, ou em família ou na igreja, ou até mesmo com seus amigos, você pode cantar e orar junto com estas pessoas exaltando a Deus;

4) Em oração, você pode orar a Deus e agradecer e dizer o quanto Ele é maravilhoso;

5) Por tudo o que Ele fez, veja em Salmos 104, Davi exalta a Deus pela grandeza da criação, por toda sua grandeza; (leia alguns versículos com eles).

6) Pelo o Que ELE É: No Salmo 103, Davi diz que o Senhor é quem redime, quem coroa de glória e misericórdia, você já sabe ler, então, em sua casa, leia este Salmo adorando ao Senhor!!!

Tenha sempre um tempo para adorar a Deus. Pense no seu dia e separe alguns minutos para dizer a Deus o quanto Ele é maravilhoso, reserve um tempo para adorá-lo, Deus deseja isto de seus filhos.

Davi encontrava este tempo apesar de todas as suas atividades, você também pode encontrar este tempo para adorar a Deus, você verá o quanto Deus se agradara disto.
Se você tem se esquecido de exaltar e adorar a Deus, hoje quero te convidar a adorá-lo. Todos os dias, reserve um tempo para dizer a Deus o quanto você o ama, o quanto Ele é grandioso, o quanto você o louva pelo seu poder e por Tudo o que Ele é.

- Professor se tiver criança não salva, não esqueça - faça o Apelo – apresente a mensagem de salvação – (João 1:12) – (Atos 16:31) – o apelo deve ser claro, breve, pessoal e deve ser uma decisão espontânea.

Deus abençoe!


13 de fevereiro de 2018

Quarta Feira de Cinzas

Uma criança pergunta ao seu Catequista,ele paciente explica : 🤔

(Catequizando )Tia para que  foi instituída a Quaresma?

(Catequista) A Quaresma foi instituída..
1° Para nos fazer conhecer a obrigação que temos de fazer penitência em todo o tempo da nossa vida.

2° Para imitar de algum modo o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo fez no deserto

3° Para nos preparar por meio da penitência para celebrar a festa da Páscoa.

(Catequizando) Mas tia por que se chama dia das Cinzas o primeiro dia da Quaresma?

(Catequista) Chama-se o primeiro dia da Quaresma dia das Cinzas, porque a Igreja impõe naquele dia as cinzas na cabeça dos fiéis”  A Igreja no-lo indica nas orações recitadas por seus ministros: “Deus, que não quereis a morte, mas a conversão dos pecadores apiedai-vos da fragilidade humana e abençoai estas cinzas que pretendemos colocar sobre a nossa cabeça, como sinal de humildade cristã por nós professada, e em sinal de penitência para obtermos perdão”. É, pois, a penitência que a Igreja nos quer ensinar pela cerimônia deste dia. Já no Antigo Testamento os homens cobriam-se de cinzas para exprimir sua dor e humilhação como vemos em  Jó 42, 6. Nos primeiros séculos da Igreja, os penitentes públicos apresentavam-se nesse dia ao bispo ou penitenciário, pediam perdão revestidos de um saco; e como sinal da sua contrição, cobriam a cabeça de cinzas. Mas como todos os homens são pecadores, diz Santo Agostinho, estenderam essa cerimônia a todos os fiéis, para lhes recordar o preceito da penitência. Não havia exceção alguma: pontífices, bispos, sacerdotes, reis, almas inocentes, todos se submetiam a essa humilhante expressão de arrependimento.

“A igreja, no princípio da Quaresma, impõe as cinzas a fim de que nós, lembrando-nos de que somos feitos de pó, e de que após a morte nos havemos de reduzir a pó, nos humilhemos e façamos penitência dos nossos pecados, enquanto temos tempo”. Entremos nos mesmos sentimentos. Deploremos as nossas faltas ao recebermos das mãos do ministro de Deus as cinzas bentas pelas orações da Igreja. Quando o sacerdote nos disser:
 “Lembra-te que és pó e em pó te há de tornar
humilhemos o nosso espírito pelo pensamento da morte, que, reduzindo-nos ao pó...
 “Devemos receber as cinzas com o coração contrito e humilhado, e com a santa resolução de passar a Quaresma em obras de penitência” .
A Igreja termina a bênção das cinzas por uma exortação aos fiéis:
Admoesta-nos a não nos contentarmos com sinais externos de penitência, mas a lhe bebermos o espírito e os sentimentos. Jejuemos, diz ela, como o Senhor deseja, mas acompanhemos o jejum com lágrimas de arrependimento, prostremo-nos diante de Deus e deplorando a nossa ingratidão na amargura dos nossos corações. Mas essa contrição, para ser proveitosa, deve ser acompanhada de confiança. Por isso a Igreja acrescenta, a seguir, que nosso Deus é cheio de bondade e misericórdia, sempre pronto a perdoar-nos. Forte motivo este para esperarmos firmemente a remissão das nossas faltas, se delas nos arrependermos! Deus não despreza jamais um coração contrito e humilhado.

(Catequizando)Mas tia em nossa paróquia teremos tbm a missa das cinzas ?
(Catequista)Sim meu amor e devemos participar a missa será as 7:30 e 19:30 na matriz e na comunidade tbm vai ter .
Se embora participar...